Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Thamnophilida
Família: Thamnophilidae
 Swainson, 1824
Subfamília: Thamnophilinae
 Swainson, 1824
Espécie: T. pelzelni

Nome Científico

Thamnophilus pelzelni
Hellmayr, 1924

Nome em Inglês

Planalto Slaty-Antshrike


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Choca-do-planalto

A choca-do-planalto é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae.

Características

Espécie recentemente separada de Thamnophilus punctatus, pode ser sintópica com Thamnophilus caerulescens, da qual difere pela plumagem mais pálida nos machos. Já a fêmea apresenta apresenta o dorso ruivo e não marrom como em Thamnophilus caerulescens.

Alimentação

Alimenta-se de insetos que captura por entre as folhas e galhos no extrato baixo da vegetação, durante a alimentação pode acompanhar espécies como: Taraba major, Dysithamnus mentalis e Thamnophilus caerulescens.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

É uma espécie comum, ocorrendo em maior densidade ao norte de sua área de distribuição, onde ocupa hábitats continuamente ameaçados por monoculturas e extração de madeira.

Distribuição Geográfica

Ocorre em uma ampla região que vai da área central do Brasil (onde ocupa principalmente matas de galeria) até a região Nordeste.

Referências

Galeria de Fotos